sexta-feira, 15 de outubro de 2010

Xirê dos Orixás, parte II

Continuando o Xirê dos Orixás, falarei hoje sobre o Elemento Terra e seus quatro Orixás regentes desse Xirê, sendo eles: 
Oxóssi
Obaluayê

- Obaluayê;
- Oxóssi;
- Ossain;
- Obá.

Aquela pedra vulcânica que encerrou o Elemento Fogo passa por uma natural transformação, vai virar o chão empedrado e duro, a terra mais seca que pode existir. Ali, nesse processo mutatório, teremos a atividade de Obaluayê. Uma terra tão seca, que ao entrar em contato com o Elemento Água, transforma-se em vida nas suas formas mais belas de serem vistas. Os animais, os vegetais... Esse é o reino de Oxóssi.
Ossain
Então, formam-se as grandes matas, desde vegetações rasteiras às mais altas e grandiosas árvores, trazendo dentro de cada uma delas o encanto de ervas e flores preciosas, onde quem manda é Ossain. Após o domínio completo das florestas, encontraremos uma terra com alto teor de água em suas entranhas, tendem a ficar encharcadas, virando lama, a terra mais molhada possível, onde quem atua é Obá.

Obá
Quantas vezes dizemos a expressão “Tem que ter os pés no chão!” para nos referirmos à realidade nua e crua, tal como o chão batido e seco, que parece arder sobre o sol fustigante, que é por onde devemos passar utilizando da nossa razão como veículo motor. E é sobre essa terra que construímos nossas edificações, sejam elas de ordem material como nossas casas, ou sejam elas de ordem espiritual, como nossos estudos, ciência e desenvolvimento de potencialidades, sendo estas três últimas que nos darão maior sustentação; permitindo-nos buscar com elas o nosso sustento.


Para o próximo post, continuarei o Xirê dos Orixás falando sobre o Elemento Água

Nenhum comentário:

Postar um comentário