quarta-feira, 20 de outubro de 2010

Xirê dos Orixás, parte IV - Última.

Finalmente, o quarto Elemento, o Ar. Nele estão presentes os Orixás:
Iansã

- Iansã;
Irôko / Tempo
- Tempo/Irôko;
- Ifá;
- Oxalá.




A água, durante o processo de evaporação, se desintegra em minúsculas partículas que ganham movimento, fazendo parte essencial no Ar. Tanto o ar que respiramos, a brisa suave que nos acaricia os rostos, como o outro, que se apresenta na forma do vento furioso dos furacões.

Nos ventos, quem trabalha é Iansã.
Esse vento que também será responsável pela expansão, leva as sementes que germinarão em novas terras com a marca registrada da liberdade, que vai a qualquer direção, que passa por qualquer obstáculo.
Ifá / Orunmila-Ifá
Oxalá

Em sua ação, produzirá muitos segmentos que somente serão percebidos mais futuramente; entra aí, a ação do Orixá Tempo (ou Irôko), esse, responsável por insondáveis mistérios que podem transformar-se em grande sabedoria, com um acúmulo histórico de conhecimento que nos dá o contorno vivencial, que chamamos de destino, à cada um de nós. É onde trabalha Ifá.

Extremamente sutil é o resultado desse processo quando se encerra então com a dimensão maior do amor, sua expressão final como ternura, onde reina Oxalá.





Agradeço pela leitura, espero que tenho sido útil. Para ver os três últimos Xirês, basta clicar na tag "Xirê dos Orixás" logo abaixo.

Asé a todos! 

Nenhum comentário:

Postar um comentário