segunda-feira, 18 de outubro de 2010

Xirê dos Orixás, parte III



Nanã Buruku

O Elemento Água. E as águas vão rolar por entre nossos olhos colocando-nos à frente das nossas emoções. Regendo esse Xirê, temos:
Oxum

- Nanã;
- Oxum;
- Iemanjá;
- Ewá.

A água, depois de penetrar a terra e transforma-la em lama, vai agora brotar pura e límpida. São as nascentes dessa água, as fontes de água pura, local onde Nanã trabalha. Essa água fruto do ventre de Nanã vai correr doce e suave, depois, mais fortemente pelos rios, perante o trabalho coordenado da ação de Oxum. E dali, como todos os rios caminham até o mar, a água vai para o domínio de Iemanjá, no mundo salgado dos mares, com sua enorme diversidade de vida ali presente. E, finalmente, em algum momento vai evaporar, sendo a evaporação regida por Ewá.
Iemanjá
Ewá





Nossas emoções, são as nossas águas, que se apresentam puras e límpidas quando nascem e correm pelos campos propiciando o surgimento de tantas cidades, nas margens desses “rios”, ou, se fizermos a analogia, fazendo a junção com as nossas realidades buscadoras, colocando nossa razão emparelhada ao afeto e assim trazendo as nossas paixões, nosso desejo de criar o que é nosso, fazendo assim com que deixemos a nossa marca nessa vida. Essas são as nossas emoções... Que em momento devido vão nos ajudar a transcender valores e partir para novas dimensões ainda não descobertas.




Próximo post, quarta e última parte do Xirê dos Orixás, com o Elemento Ar.

Nenhum comentário:

Postar um comentário