quinta-feira, 14 de outubro de 2010

O Xirê dos Orixás

Orixás (ou Òrìsàs, em Yorubá) são os "guardiões" dos elementos da natureza, representam todos os domínios na Terra, chamada Aye. Eles são apenas energia, não tem forma, não tem cor, sua evolução é tanta que eles se dissiparam no Universo e hoje são apenas pura energia e Àse (Pronuncia-se "Axé", que é a energia espiritual ligada às forças do Plano superior).

O Xirê é uma sequência de toques e cantos para cada Orixá. Esse texto leva o nome de "Xirê dos Orixás" pois conta, de forma 'romanceada', a participação dos Orixás na vida terrena.


O Xirê dos Orixás se constitui a partir da combinação dos quatro elementos básicos e suas dezesseis qualidades. Em cada elemento: Fogo, Terra, Água e Ar, contém quatro Orixás em permanente comunhão.
Ogum

Elegbara / Exú
No elemento Fogo, temos:
- Elegbara;
- Ogum;
- Oxumaré;
- Xangô.

Podemos pensar que em Elegbara, temos a representação do fogo, o centro da Terra, o magma, seu ponto mais elevado de temperatura, que após receber o movimento de Ogum, pode ser visto quando expelido nas erupções dos vulcões e então, se compõe e organiza-se nos rios de lava que escorrem pelas paredes montanhosas em Oxumaré, chegando à cristalização das pedras vulcânicas, em Xangô.

Xangô
Mas, também, podemos entender que é em Elegbara que encontramos o início criador de nossa inventividade, nossa libido para o surgimento do novo que ganhará resistência criativa a partir da movimentação feita em Ogum, podendo ser perfeitamente qualificada e organizada em Oxumaré, para receber a finalização, a arte final, em Xangô.

Oxumaré
Essas quatro qualidade do fogo podem ser classificadas em todos os processos criativos:
- O início gerador que estabelece o objetivo;
- O movimento em direção do seu estabelecimento;
- O caminho que se desenha para a organização, para que o objeto possa ser concretizado;
- E, finalmente, a concretização em si.




No próximo post de minha autoria, continuaremos o Xirê dos Orixás, comentando sobre o Elemento Terra.

Um grande abraço à todos.

Um comentário: